LIVRO DO APOCALIPSE.
Apocalipse 2: 1 - 29
Primeira Carta - Igreja de Éfeso.
A obra de Deus deve ser motivada pelo amor a Deus, caso contrário, não durará.
- Aquele que anda no meio dos "7 castiçais de ouro" (as 7 igrejas) é Jesus (1:11 - 13). Ele tem em "sua destra as 7 estrelas"(os mensageiros das igrejas), indicando Seu poder e autoridade sobre as igrejas e seus líderes.
- A Igreja em Éfeso havia se tornado muito grande e orgulhosa, e a mensagem de Jesus lembraria a todos que somente Ele é a cabeça do corpo cristão, a Igreja.
- Éfeso era uma cidade próspera, tinha indústrias e o templo de Ártemis. Uma das mais importantes indústria fabricava imagens da deusa Ártemis/Diana. Havia em Éfeso práticas sexuais imorais associadas à adoração à deusa Ártemis (ou Diana para os romanos).
- A Igreja em Éfeso havia se recusado terminantemente a tolerar o pecado entre seus membros. Mas, não era fácil,numa cidade conhecida por tais práticas. Também vivemos em tempo de pecado disseminado e de imoralidade sexual. "Ter a mente aberta" a muitos tipos de pecados que são chamados "escolha pessoal" ou "estilo de vida alternativo" na sociedade atual é contrastante com a Palavra de Deus.
- Se a igreja local começa a tolerar a presença do pecado em seu ambiente, baixa o nível de padrões e compromete o testemunho dessa igreja, perante Deus e o mundo. Lembre-se: a aprovação de Deus é infinitamente mais importante do que a aprovação do mundo.
CRISTO ELOGIOU A IGREJA EM ÉFESO POR:
- Trabalhar com afinco;
- Perseverar com paciência;
- Não tolerar pessoas más;
- Examinar com cuidado as alegações dos falsos apóstolos;
- Sofrer sem desistir
TODA IGREJA DEVERIA TER ESSAS CARACTERÍSTICAS.MAS, ESSES LOUVÁVEIS ESFORÇOS DEVEM NASCER DE NOSSO AMOR POR JESUS CRISTO.
Os cristãos devem regozijar pelo perdão
Quando perdemos de vista a gravidade do pecado, começamos a perder a emoção do perdão (2Pe 1:9). Entusiasmo com conhecimento são necessários, se desejarmos manter um amor intenso e imaculado para com Deus (Hb10:32- 35). Você ama Deus com o mesmo fervor de quando era um cristão recém-convertido?
- Para Jesus, tirar o castiçal do lugar, significava que a Igreja teria deixado de ser efetiva. Assim como os castiçais do Templo, com seus 7 braços, produziam a iluminação necessária para que os sacerdotes pudessem enxergar, as igrejas devem produzir luz para as comunidades que estão ao seu redor.
- Jesus previniu-as que a sua luz poderia se extinguir. De fato, o próprio Senhor Jesus extinguiria qualquer luz que não cumprisse os seus propósitos.
- A Igreja em Éfeso precisava arrepender-se de seus pecados.
** Nicolaítas - eram cristãos que comprometiam sua fé a fim de gozar algumas práticas pecaminosas da sociedade de Éfeso.
- Quando queremos tomar parte em uma atividade que sabemos ser errada, podemos tentar justificar nosso comportamento dizendo que ela não é tão ruim como parece, ou que não afetará a nossa fé. CRISTO tem palavras severas para aqeles que procuram desculpas para pecar.
- JESUS ELOGIOU A IGREJA DE ÉFESO por odiar as práticas iníquas dos Nicolaítas. ELES NÃO ODIAVAM AS PESSOAS E SIM SEUS ATOS PECAMINOSOS.
DEUS NÃO PODE TOLERAR O PECADO.
"O mundo precisa de cristãos que defendam a verdade de Deus e mantenham a forma correta de viver". Seremos vitoriosos se crermos em CRISTO, perseverarmos e permanecermos fiéis e vivermos como alguém que O segue. Este estilo de vida trará grandes recompensas.
textos
estudados e extraídos da BÍBLIA DE ESTUDO
APLICAÇÃO PESSOAL.
(
versão Almeida Revista e Corrigida)
Edição de 1995.
Editora CPAD