"VISITE O DIA-A-DIA-CRISTAO.COM.BR - MENSAGENS BÍBLICAS DIÁRIAS".

APOCALIPSE - ESTUDO SIMPLIFICADO

LIVRO DO APOCALIPSE
SEGUNDA CARTA - IGREJA DE ESMIRNA

          A Igreja de Esmirna lutava com 2 forçãs hostis: 
a) uma população judaica que se opunha  fortemente contra o cristianismo;
b) uma população não-judaica que era leal a Roma e apoava o culto ao imperador.

            A perseguição vem de Satanás, não de Deus. O príncipe dos demônios leva os cristãos a serem lançados na prisão e até mortos. Mas, não precisam temer a morte, porque ela resultará no recebimento da Coroa da Vida. 
         A expressão "sinagoga de Satanás" - refere aos judeus que estavam servindo aos propósitos de Satanás, e não os de Deus, quando se reuniam para orar. 
      "Dez dias" - significa que embora intensa, a perseguição seria relativamente curta - terá um início e um final definido, e Deus terá o completo controle da situação. 
      Assim como a Igreja de Esmirna temos que manter a nossa Fé durante o sofrimento. Jesus encorajou aos cristãos de fé a não temer o futuro e permanecessem fiéis, não se afastando de Deus, tornando as dificuldades em motivos para aumentar a fidelidade a Deus (Ap.22:12-14). 
      Todos experimentarão a morte física (cristãos e incrédulos). Todas as pessoas serão ressuscitadas, os cristãos fiéis ressuscitarão para a vida eterna com Deus, e os incrédulos serão punidos com a 2ª morte - a eterna separação de Deus.(Ap.20:14; 21:8,27; 22:15).

                        Terceira Carta - Igreja de Pérgamo.

A Espada de Jesus - com 2 gumes afiados, representa a suprema autoridade e o supremo Juízo de Deus. Ela também pode representar a futura separação entre os cristãos fiéis verdadeiros e os incrédulos. Os incrédulos jamais experimentarão a eterna recompensa de viver no Reino de Deus. 
Por ser o centro de 4 seitas idólatras - Zeus, Dionísio, Asclépio e Atenas, Pérgamo tinha o nome de cidade "onde está o trono de Satanás" . 
      A Igreja de Pérgamo recusava-se a renunciar a sua fé, mesmo quando os adoradores de Satanás martirizaram o fiel Antipas - Bispo da Igreja de Pérgamo.(2:13).
      Nunca é fácil nos colocarmos com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade, mas a alternativa é a morte (2.11). 
        Há, entre cristãos um campo para diferenças de opiniões em algumas áreas, mas não há lugar para heresias ou impurezas imorais. Procure não tolerar o pecado submetendo-se a pressão de se tornar "uma pessoa que tem a mente aberta". Jesus repreende a Igreja por tolerar aqueles que, como Balaão, levavam pessoas para longe de Deus.

                             
               Quarta Carta - Igreja de Tiatira.


Cuidado - com suas atitudes, questionamentos, igreja que congrega ou líderes que você segue, porque Balaão se vendeu por uma grande oferta em dinheiro para influenciar os israelitas a voltarem adorar ídolos (Nm31:6; 2Pe 2:15; Jd1:11). 
A Espada - representa o castigo de Deus contra as nações rebeldes (e tudo o que for rebelde. (Ap. 19:15, 20, 21) e contra todas as formas de pecado (Ap.1:16; 2:12). 
"Maná escondido"- sugere um alimento espiritual que os cristãos fiéis receberão. JESUS é o Pão da Vida (Jo 6:51), nos concede um alimento espiritual que sacia a nossa fome mais profunda. 
Pedra Branca - é muito importante porque cada uma delas terá o novo nome da pessoa que crê verdadeiramente em Cristo. Elas serão a prova de que a pessoa foi aceita por Deus e declarada digna de receber a vida eterna. O nome de uma pessoa representava o seu caráter. DEUS NOS DARÁ UM NOVO NOME E UM NOVO CORAÇÃO. 
DEVEMOS procurar "CRESCER" no amor, na Fé e nas obras relacionadas ao serviço do Senhor, como os de Tiatira fizeram que não ficaram apenas confortáveis na igreja(reuniões e cultos), ou regozijando quando alguém entregava sua vida a Cristo, mas amadureceram e cresceram nas obr as. Devemos viver nossos dias com sabedoria e fidelidade a Deus. 

Na Igreja de Tiatira, uma mulher estava ensinando que a imoralidade sexual não representava um assunto grave para os cristãos.Seu nome pode ter sido Jezabel, ou Jesus pode ter usado esse nome(comparando-a ímpia rainha do Reino do Norte). 
Deus não aceita o ato sexual fora do matrimônio porque sempre fere e prejudica alguém e é uma atitude que afronta a Deus, por mostrar que preferimos satisfazer nossos desejos, nossos métodos e não de acordo com as Palavras d'Ele.
Outro problema com Jezabel - os templos pagãos ofertavam carne a seus ídolos. A carne não consumida era vendida aos comerciantes no mercado do templo. Comer a carne que havia sido oferecida a ídolos não era uma transgressão em si, mas podia ofender a consciência dos irmãos em Cristo. Jezabel se preocupava mais com seu prazer e com a sua liberdade egoísta do que as necessidades e preocupações de seus companheiros cristãos.
       Ela não estava disposta a se arrepender. Arrepender-se significa mudar de pensamento e afastar-se do pecado e de suas desastrosas consequências em relação a Deus e à vida eterna. Em sua misericórdia, Deus nos dá tempo para decidir se queremos segui-LO. Somente a nossa obstinação poderá destruir nosso caminho. 
      Não podemos nos esconder de Cristo, Ele sabe o que existe em nosso coração e em nossa mente, e ainda assim nos ama. Os pecados que tentamos esconder de Deus devem ser confessados a Ele. 

As profundezas de Satanás - eram os falsos ensinamentos defendidos por hereges, e critérios secretos dos assim chamados crentes que "garantiam" a promoção de uma vida espiritual mais profunda. Devemos observar rigorosamente as noções básicas da Fé cristã e examinar com cuidado e consideração qualquer ensino que nos leve para longe da Bíblia.
   Cristo diz que aqueles que vencerem(permanecerem fiéis até o fim e agradarem a Deus) dominarão os inimigos de Cristo e reinarão com Ele quando julgar os pecadores (Sl2:8,9; Is 30:14; Jr19:11; 1Co 6:2,3; Ap 12:5; 19:15; 20:3,4).

Cristo - A Estrela da Manhã - (22:16) - A Estrela da manhã aparece um pouco antes do amanhecer, quando a noite é mais fria e mais escura. CRISTO irromperá em cena para expor o mal através da luz de sua VERDADE e distribuirá a prometida recompensa.


     textos estudados e extraídos  da BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL.
( versão Almeida Revista e Corrigida)
Edição de 1995.
Editora CPAD