LIVRO DO APOCALIPSE
Quinta Carta- Igreja de Sardes.
- "Os 7 Espíritos" - é outro nome para o Espírito Santo.
- As 7 Estrelas - são mensageiros , ou líderes das igrejas.
O problema da Igreja em Sardes não era a heresia , mas a morte espiritual.
Apesar da sua reputação de ser uma cidade muito ativa, Sardes estava infestada pelo pecado. Suas obras eram más e suas vestes estavam contaminadas. O Espírito não tinha nenhuma palavra de elogio para essa igreja, que exteriormente parecia muito boa, mas interiormente era extremamente corrupta.
A Igreja em Sardes foi recomendado:
- que obedecesse a verdade cristã aprendida quando começou a crer em Cristo;
- que retornasse aos conceitos básicos da Fé;
- que era importante "crescer" no conhecimento do Senhor;
- aprofundar a compreensão através de um estudo cuidadoso;
Não importa o quanto aprendemos, nunca devemos abandonar as verdades básicas a respeito de Jesus. Ele sempre será o FILHO DE DEUS, e seu sacrifício pelos nossos pecados é permanente.
Nenhuma "nova verdade" a respeito de Deus poderá contradizer esses ensinamentos bíblicos fundamentais.
Todo aquele que crê e faz a vontade do Senhor, e é fiel, tem seu nome seu nome escrito no Livro da Vida. Esse Livro simboliza o conhecimento que DEUS tem daqueles que lhe pertencem.
Todas as pessoas que têm um lugar no Livro da Vida serão apresentadas as hostes celestiais como pertencentes a Cristo. (Lc12:8,9)
" vestes brancas" - significa ter sido separado e purificado por Deus
SEXTA CARTAIGREJA DE FILADÉLFIA
- "A Chave de Davi" - representa a autoridade de CRISTO para abrir a porta de seu futuro REINO. Depois de aberta, ninguém poderá fechá-la.---- a salvação está assegurada ---- uma vez que esteja fechada, ninguém poderá abrí-la e o castigo será infalível ( a porta da Arca foi a mesma coisa).
- Há diversas interpretações sobre a hora da tentação,, porém a nós cabe pacientemente obedecer a Deus, a despeito do que venhamos a enfrentar. Os cristãos têm diferentes habilidades, dores, experiências e maturidade. Deus não espera de todos nós uma igualdade. ELE realmente espera é que guardemos aquilo que temos (pouco ou muito) e que perseveremos no uso de nossos recursos a favor de Sua Obra.
- "Nova Jerusalém" - será a futura morada do povo de Deus----para quem vencer---terá uma nova cidadania no Reino de Deus. Tudo será novo, puro e seguro.
SÉTIMA CARTA
IGREJA DE LAODICÉIA
Laodicéia era uma cidade rica, com sistema bancário, escola de medicina, manufatura de lã etc, mas tinha um problema referente ao fornecimento de água. Construíram um aqueduto para transportar água até a cidade a partir de nascentes de água quente. Porém, quando a água chegava ela estava tépida, morna nem quente e nem fria.
- O mesmo ocorria com a Igreja ali, pois eles não adotavam uma posição definida, e a indiferença os levava à ociosidade e à preguiça. Ao negligenciar seu serviço a Cristo, havia se tornado rígida e presunçosa, e estava se autodestruindo.
Laodicéia era uma cisade abastada e a igreja ali era igualmente rica. Seus moradores estavam voltados para uma vida de riqueza, luxo e bem-estar e se sentiam confiantes, satisfeitos e acomodados, o que afetava sua vida espiritual, pois colocavam suas segurança nos bens materiais e não em Deus.
JESUS CRISTO lhes disse que deveriam comprar dELE o colírio que iria curar os olhos( cegueira espiritual); o ouro(os verdadeiros tesouros espirituais); tecido(as vestes brancas - Sua justiça).
Laodicéia se orgulhava por sua imensa riqueza e em produzir :ouro, tecidos, ungüento,colírio e tinturaria. Mas, Cristo ao chamar-lhes a atenção estava mostrando a essas pessoas que o verdadeiro valor não se encontra nas posses materiais, MAS EM UM CORRETO RELACIONAMENTO COM DEUS.
Deus iria castigar essa igreja tíbio se ela não abandonasse sua atitude de indiferença em relação a ELE. Quando Deus castiga, seu propósito é trazer as pessoas de volta a si.
JESUS bateu a porta de seu coração, mas estavam tão ocupados gozando os prazeres mundanos que não notaram que ELE queria entrar.
JESUS bate à porta de nosso coração porque deseja nos salvar e manter uma íntima comunhão conosco. ELE é paciente e persistente em fazer parte de nossa vida -- porém, ELE não invade ou se introduz por conta própria, ELE nos permite decidir se queremos ou não abrir nossa vida a ELE.
textos
estudados e extraídos da BÍBLIA DE ESTUDO
APLICAÇÃO PESSOAL.
(
versão Almeida Revista e Corrigida)
Edição de 1995.
Editora CPAD
a