Em Mateus capítulo 13, a Palavra de Deus revela que nem todo mundo aceitará a GRAÇA oferecida por Deus, razão esta pela qual ELE “chamou para fora” das nações a Igreja. Povo este, especial, zeloso, de boas obras e constituído por pessoas de todas as nações, para Invocar o SEU NOME e Anunciar SUA GRAÇA Salvadora.
Israel foi tirado do Egito, a Igreja foi tirada dentre as nações.
Vejamos o que a Palavra nos fala em Atos 15:14-20 “ Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas, escreve-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Cremos que Deus vê na Terra apenas Três Povos: Judeus, Gentios, e a Igreja.
1º) Hebreu/Judeus (do hebraico עברים, i.e. descendentes de Héber) é o nome do povo que viveu na região do Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C., e que daria origem aos povos semitas. O termo hebreu refere-se aos filhos de Héber em particular os descendentes de Jacó, chamados de hebreus antes que assumissem a designação de Israel, que seria um nome dado por um anjo à Jacó.
Quanto ao que sabemos sobre o povo Hebreu deve-se, sobretudo às informações da Bíblia, principalmente do Antigo Testamento; nas pesquisas arqueológicas e em obras de historiadores judeus que muito têm esclarecido os estudos sobre os Hebreus.
Quando ocorreu a extinção do reino de Israel, o reino de Judá permaneceu, e mesmo depois quando houve destruição de Judá, o termo "judeu" passou a designar todos aqueles que descendessem dos antigos israelitas , não importando a sua tribo. O cognome de judeu aparece pela primeira vez na Bíblia em 2 Reis16:6.; Então, o povo judeu tem descendência semítica (de Sem,filho de Noé), assim como os árabes (de Ismael, filho de Abraão), embora haja muita diferença entre eles.
2º) Gentios - do Lat. gentivu, nativo ; s. m., aquele que professa a religião pagã; idólatra; pop: multidão de gente; adj., pagão; selvagem; bárbaro(segundo dicionário DICMAXI Michaelis).
“Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.” Atos 15:14
Na verdade os gentios são todas as demais nações, com exceção de Israel, o qual receberá o Juízo Divino por ter rejeitado a graciosa salvação oferecida na pessoa de Jesus Cristo.( ver Hebreus 8:10).
3º) Igreja de Deus – Em 2 Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
3º) Igreja de Deus – Em 2 Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
A Igreja é constituída tanto de judeus como gentios, que aceitaram JESUS CRISTO como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, por isso, estão salvos: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”(Rm8:1).
A Igreja nasceu no Calvário e foi inaugurada no Pentecostes, dando cumprimento da Palavra : “é chegado o reino dos céus.” (Mt3:2).
Há um reino espiritual e Jesus Cristo é o Rei, a Igreja é o corpo, Jesus é a Cabeça do corpo, e o Espírito Santo é a vida de todo o corpo. Portanto, é fundamental que para sermos Igreja, temos que estar ligados a Jesus Cristo.
Em 2 Pedro 2: 10-12 lemos: “10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios*; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” {* sempre haverá gentios}.