DIA-A-DIA-CRISTAO.COM.BR - MENSAGENS BÎBLICAS DIÁRIAS".

E QUEM É O SEU POVO?



Em Mateus capítulo 13, a Palavra de Deus revela que nem todo mundo aceitará a GRAÇA oferecida por Deus, razão esta pela qual ELE “chamou para fora” das nações a Igreja. Povo este, especial, zeloso, de boas obras e constituído por pessoas de todas as nações, para Invocar o SEU NOME e Anunciar SUA GRAÇA Salvadora.

Israel foi tirado do Egito, a Igreja foi tirada dentre as nações.

Vejamos o que a Palavra nos fala em Atos 15:14-20 “ Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas, escreve-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

Cremos que Deus vê na Terra apenas Três Povos: Judeus, Gentios, e a Igreja.

1º) Hebreu/Judeus (do hebraico עברים, i.e. descendentes de Héber) é o nome do povo que viveu na região do Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C., e que daria origem aos povos semitas. O termo hebreu refere-se aos filhos de ber em particular os descendentes de Jacó, chamados de hebreus antes que assumissem a designação de Israel, que seria um nome dado por um anjo à Jacó.

Quanto ao que sabemos sobre o povo Hebreu deve-se, sobretudo às informações da Bíblia, principalmente do Antigo Testamento; nas pesquisas arqueológicas e em obras de historiadores judeus que muito têm esclarecido os estudos sobre os Hebreus.

Segundo o livro Gênesis do Antigo Testamento, Terá, juntamente com sua família, abandonou a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e desceu em direção ao sul, pelas margens do Eufrates. Terá era membro de uma tribo semita, grupo étnico descendente de Sem (filho de Noé). Hoje, os semitas compreendem dois importantes povos: os Hebreus (judeus) e os árabes. Com a morte de Terá, a liderança dessa tribo nômade ficou com Abraão, que, recebeu inspirações divinas para ir com seu povo até Canaã (região da Palestina), a Terra prometida.

Quando ocorreu a extinção do reino de Israel, o reino de Judá permaneceu, e mesmo depois quando houve destruição de Judá, o termo "judeu" passou a designar todos aqueles que descendessem dos antigos israelitas , não importando a sua tribo. O cognome de judeu aparece pela primeira vez na Bíblia em 2 Reis16:6.; Então, o povo judeu tem descendência semítica (de Sem,filho de Noé), assim como os árabes (de Ismael, filho de Abraão), embora haja muita diferença entre eles.

2º) Gentios - do Lat. gentivu, nativo ; s. m., aquele que professa a religião pagã; idólatra; pop: multidão de gente; adj., pagão; selvagem; bárbaro(segundo dicionário DICMAXI Michaelis).
“Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.” Atos 15:14

Na verdade os gentios são todas as demais nações, com exceção de Israel, o qual receberá o Juízo Divino por ter rejeitado a graciosa salvação oferecida na pessoa de Jesus Cristo.( ver Hebreus 8:10).

3º) Igreja de Deus – Em 2 Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

A Igreja é constituída tanto de judeus como gentios, que aceitaram JESUS CRISTO como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, por isso, estão salvos: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”(Rm8:1).

A Igreja nasceu no Calvário e foi inaugurada no Pentecostes, dando cumprimento da Palavra : “é chegado o reino dos céus.” (Mt3:2).
Há um reino espiritual e Jesus Cristo é o Rei, a Igreja é o corpo, Jesus é a Cabeça do corpo, e o Espírito Santo é a vida de todo o corpo. Portanto, é fundamental que para sermos Igreja, temos que estar ligados a Jesus Cristo.

Em 2 Pedro 2: 10-12 lemos: “10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios*; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” {* sempre haverá gentios}.