Um dos aspectos mais importantes da experiência dos israelitas no Monte Sinai foi o de receberem a Lei de Deus através do seu líder, Moisés. A Lei Mosaica(hb, Torah, que significa "ensino"), admite uma tríplice divisão:
(1) a Lei Moral, que trata das regras determinadas por Deus para um santo viver(20:1-17);
(2) a Lei Civil, que trata da vida jurídica e social de Israel como nação(21:1-23;33);
(3) a Lei Cerimonial, que trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial(24:12-31:18).
Note os seguintes fatos no tocante à natureza e à função da Lei no Antigo Testamento.
(a) A Lei foi dada por Deus em virtude do concerto que ELE fez com o seu povo . Ela expunha as condições do concerto a que o povo devia obedecer por lealdade ao Senhor Deus, a quem eles pertenciam. O s israelitas aceitaram formalmente essas obrigações do concerto (24:1-8);
(b) A obediência de Israel à Lei devia fundamentar-se na misericórdia redentora de Deus e na sua libertação do povo (19:4);
(c) A lei revelava a vontade de Deus quanto a conduta do seu povo(19:4-6;20:1-17;) e prescrevia os sacrifícios de sangue para expiação pelos seus pecados(Lv1:5;16:33). A lei não foi dada como meio de salvação para os perdidos. Ela foi destinada aos que já tinham um relacionamento de salvação com Deus (20:2). Antes, pela lei Deus ensinou ao seu povo como andar em retidão diante dEle como seu Redentor, e igualmente diante do seu próximo. Os israelitas deviam obedecer à lei mediante a graça de Deus a fim de perseverarem na fé e cultuarem também por fé, ao Senhor (Dt28:1-2;30:15-20).
(d) Tanto no AT quanto no NT, a total confiança em Deus e na Sua Palavra (Gn15:6), e o amor sincero a ELE (DT6:5), formaram o fundamento para a guarda dos seus mandamentos. Israel fracassou exatamente nesse ponto, pois constantemente aquele povo não fazia da fé em Deus, do amor para com Ele de todo o coração e do propósito de andar nos seus caminhos, o motivo de cumprirem a sua lei. Paulo declara que Israel não alcançou a justiça que a lei previa, porque "não foi pela fé" que a buscavam (Rm9:32).
(e) A lei ressaltava a verdade eterna que a obediência a Deus, partindo de um coração cheio de amor , levaria a uma vida feliz e rica de bênçãos da parte do Senhor(Dt 4:1-40;5:33;8:1; Sl119:45;Rm8:13; 1Jo1:7);
(f) A lei expressava a natureza e o caráter de Deus, seu amor, bondade,justiça e repúdio ao mal. Os fiéis israelitas deviam guardar a lei moral de Deus, pois foram criados à sua imagem(Lv 19:2);
(g) A salvação no AT jamais teve por base a perfeição mediante a guarda de todos os mandamentos. Inerente no relacionamento entre Deus e Israel, estava o sistema de sacrifícios, mediante os quais, o transgressor da lei obtinha o perdão, quando buscava a misericórdia de Deus, com sinceridade e arrependimento e fé, conforme a provisão divina expiátória mediante o sangue;
(h) A lei e o concerto do AT não eram perfeitos, nem permanentes. A lei funcionava como um tutor temporário para o povo de Deus até que Jesus Cristo viesse(Gl3:22-26). O antigo concerto agora foi subsituído pelo novo concerto, no qual Deus revelou plenamente o Seu Plano de salvação mediante JESUS CRISTO(Rm 3:24-26; Gl 3:19);
(i) A Lei foi dada por Deus e acrescentada à promessa "por causa das transgressões" (Gl3:19) e tinha o propósito: (a.1) de prescrever a conduta de Israel; (b.1) definir o que era pecado; (c.1) revelar aos israelitas a sua tendência inerente de transgredir a vontade de Deus e de praticar o mal, e (d.1) despertar neles o sentimento da necessidade da misericórdia, graça e redenção divinas (Rm3:20;5:20;8:2).
(*) Texto extraído da BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL -ARC- CPAD - 1995 -págs 146-147.