A despeito dos esforços e preocupações dos pais, os conflitos entre filhos numa família parecem inevitáveis. O relacionamento entre irmãos proporciona tanto competição como cooperação. Na maioria dos casos, a mistura entre amor e brigas cria, por fim, um forte laço entre irmãos e irmãs.
Caim ficou furioso. Tanto ele como Abel, haviam oferecido sacrifícios a Deus, mas os seus foram rejeitados. A reação de Caim nos dá "a dica" de que sua atitude estava provavelmente errada desde o início. Ele tinha uma escolha a fazer: corrigir sua atitude quanto à oferta oferecida a Deus ou descontar sua raiva em seu irmão.
Pontos fortes e êxitos: Primeira criança humana;
Primeiro a seguir a profissão do pai - fazendeiro;
Fraquezas e erros: quando contrariado, reagia com fúria;
Assumiu uma posição negativa mesmo quando uma possibilidade positiva lhe foi oferecida;
Foi o primeiro assassino;
Lições de vida: A raiva não é necessariamente um pecado, mas atitudes motivadas por elas podem ser pecaminosas. **A raiva deveria ser a energia por trás de uma boa ação, não uma ação maligna;
O que oferecemos a Deus precisa ser de coração - o melhor do que somos e possuímos;
As consequências do pecado pode durar toda uma vida.
Informações Essenciais:
- Local: Próximo ao Éden, provavelmente onde se encontram hoje o Iraque o Irã;
- Ocupação: Agricultor, depois peregrino;
- Familiares - Pais = Adão e Eva; Irmãos = Abel, Sete e outros não mencionados.
** JESUS EXPULSOU OS CAMBISTAS DO TEMPLO. iROU-SE MAS NÃO PECOU. ..."E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;"... (Mt 21:12).