DIA-A-DIA-CRISTAO.COM.BR - MENSAGENS BÎBLICAS DIÁRIAS".

A BUSCA PELA VERDADE.....

A Bíblia é, sem dúvida, o livro mais vendido de todas as épocas. A Bíblia nos foi dada como um guia prático que revela o caminho certo e seguro rumo à redenção do homem. Apresenta um único plano de salvação e uma visão do mundo, condena todo tipo de pecado, exige um alto padrão ético e moral e total obediência, portanto a Bíblia é um manual dado por Deus para que a humanidade possa compreender o Seu plano e acima de tudo participar.

O vocábulo Bíblia vem de BIBLOS, que era uma folha de papiro preparada para a escrita e BIBLON era um pequeno rolo de papiro, sendo vários rolos chamados de BÍBLIA. Literalmente Bíblia quer dizer uma “coleção de pequenos livros”.
A Bíblia originalmente foi escrita em Hebraico, Aramaico e Grego (grego não clássico, mas dialeto popular chamado Koiné). Um dos mais antigos livros.

Dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento, a Bíblia é uma coleção de 66 livros (protestante) e 73 (católica), e ainda assim é um só Livro, em perfeita unidade e consistência escrita no espaço de 1600 anos por 40 homens que pertenceram as mais variadas profissões e atividades, e viveram distantes uns dos outros, em épocas e condições mui diferentes, esses homens foram: príncipes, legisladores, generais, reis, poetas, estadistas, sacerdotes, profetas, pescadores, teólogos, funcionários públicos e escreveram de lugares como: cidades, campos, ilhas, prisões, desertos, exílio etc., mas o que eles têm em comum é a afirmação de que escreveram inspirados por DEUS.

Historicamente Falando


A parte mais antiga da Bíblia a TORÁ e/ou PENTATEUCO (são os primeiros cinco livros) é datado anterior a todos os outros escritos religiosos do mundo, pois, remonta os séculos 15 e 16 AEC (lembrando que a linha do tempo universal tem contagem regressiva até o Ano Um (ANNO DOMINI) – nascimento de Jesus), assim sendo, tudo o que veio pós essa data (séc.15 e 16 AEC), embora escritos antigos como: Rig Veda (coleção de hinos) dos hindus por volta de 900AEC; Cânon dos três cestos – budista data do quinto século AEC; o Alcorão (Qur’ãn) é do sétimo século da EC, demonstram que as figuras centrais, como Buda, Confúcio, Maomé, eram reformadores iconoclastas, outros filósofos moralísticos, outros ainda ícones populares, que fizeram ou tiveram atitudes benéficas, as quais com o passar do tempo, seus feitos foram ampliados e trabalhado, dando-lhes uma aura mística, chegando alguns deles a deificação e originando religiões.

Então, a afirmação de que a Bíblia foi escrita por homens é correta, porém, homens que receberam a inspiração vinda de Deus. Um dos fatores mais incríveis que evidenciam a inspiração divina da Bíblia são as profecias que se cumpriram. Profecias essas que vieram a se cumprir até o último detalhe. Temos como exemplo, o profeta Daniel 9:24 -27, quando predisse que Jesus viria como o Salvador prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas nesta época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato. Mais de 300 profecias foram cumpridas pelo próprio Jesus Cristo durante a sua primeira vinda, as demais tratam da difusão do Cristianismo pelo mundo, das falsas religiões e assuntos outros.

Outra evidência da inspiração divina da Bíblia é que muito antes de quaisquer descobertas pelo homem, a Bíblia já registrava como fatos da natureza: A redondeza da terra (Isaías 40:22) ; A quase infinita extensão do universo (Isaías 55:9) ; A lei da conservação de massa e energia (II Pedro 3:7) ; O ciclo hidrológico (Eclesiastes 1:7); O vasto número de estrelas (Jeremias 33:22); A lei do aumento da entropia (Salmo 102:25-27); A suma importância do sangue para a vida (Levítico 17:11); A circulação atmosférica (Eclesiastes 1:6) ; o campo gravitacional (Jó 26:7) e etc.

Livros que compõem a Bíblia

ANTIGO OU VELHO TESTAMENTO
Pentateuco – A Lei de Deus para o povo de Israel.(Gênesis - Êxodo - Levítico – Números – Deuteronômio)

Poéticos – (Jó - Salmos - Provérbios - Eclesiastes - Cantares de Salomão)

Históricos – São os 12 Livros que contam a história do povo de Israel. (Josué - Juízes - Esdras - Neemias – Rute - I e II. Samuel - I e II. Reis - I e II. Crônicas – Ester)

Profetas Maiores – Os grandes profetas de Israel. Deixaram os escritos mais relevantes. (Isaias - Jeremias - Lamentações de Jeremias - Ezequiel - Daniel)

Profetas Menores – Profetas que deixaram escritos de menos relevância em relação aos outros. (Oséias – Naum - Joel – Habacuque – Amós - Sofonias – Obadias – Ageu - Jonas – Zacarias – Miqueias – Malaquias)


NOVO TESTAMENTO
Evangelhos – Contam a história do nascimento, vida, ministério e morte Jesus Cristo. (Mateus – Marcos – Lucas – João)

Histórico – O Livro de Atos dos Apóstolos conta a história da Igreja no primeiro século. (Atos dos Apóstolos)

Epístolas Gerais – Cartas às Igrejas, escritas pelos apóstolos.
(Romanos - I e II. Corintios - Gálatas - Efésios - Filipenses - Colossenses - I e II. Tessalonicenses - Filemon - Hebreus - Tiago - I e II. Pedro – I e II - III João - Judas)

Epístolas Pastorais – Cartas escritas pelo Apóstolo Paulo aos líderes de Igrejas. (I e II Timóteo – Tito)

Revelação – O Livro de Apocalipse revela o final dos tempos numa visão que foi dada por Deus ao Apóstolo João. (Apocalipse)

*** Livros Apócrifos – São em número de sete e são: TOBIAS, JUDITE, SABEDORIA DE SALOMÃO, ECLESIÁSTICO, BARUQUE E I e II MACABEUS.

*** Os apócrifos são considerados: Não autêntico; falso, suposto. Livros da Septuaginta e da Vulgata, não aceitos como escritos genuínos do Velho Testamento pelos judeus e pelos protestantes. A. do Novo Testamento: livros espúrios, sem autoridade apostólica, que tratam de temas não testamentários, como da vida de Jesus, dos apóstolos etc.

Sem dúvida, a Bíblia é uma mensagem do amor de Deus por nós, desde Gênesis até Apocalipse.
Deus criou o homem como um ser inteligente para ter comunhão com ele, sendo que de todas as criaturas, o homem é o único feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). É por isso que Deus nos deu a Bíblia. Ele quer que O conheçamos e saibamos o que Ele deseja de nós.
O nosso desafio é: estudá-la diligentemente todos os dias para que cresça o nosso entendimento de como glorificar nosso Criador e Redentor.
Vejamos os versículos abaixo:
Mt 22:29 “Errais porque não conheceis as Escrituras e o poder de Deus.” ;
Oséias 4: 6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos;
Provérbios 1:7 "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.";

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)
Isto posto, vimos que Deus espera que nós nos movamos em direção ao centro de Sua vontade, conhecendo-O e tudo mais Ele nos acrescentará.
Assim sendo, a Bíblia vem nos revelar e ensinar o plano divino através dos séculos. Plano este que traz ao ser humano a oportunidade de conhecer a verdade, crescer espiritualmente e diante da obediência aos mandamentos obter a comunhão com Deus.